13 de outubro de 2011

Este doce mal, Patricia Highsmith.

ESTE DOCE MAL, livro inédito no Brasil, de Patricia Highsmith, um dos maiores nomes da literatura policial, com best-sellers publicados em todo o mundo. A obra traz todos os traços da consagrada autora: tem como protagonista o cientista David Kelsey, cujo amor não correspondido por Annabelle não diminui ao longo do tempo. Obcecado pela mulher e pela vida que imaginou dividir com ela, Kelsey decide conquistar sua amada a qualquer preço, o que faz aflorar o lado mais obscuro de sua personalidade. Como a maioria dos protagonistas dos livros de Patricia Highsmith, David tem um senso de justiça perverso e uma profunda carga de culpa, o que torna o livro um delicioso e perturbador mergulho nos sentimentos mais sombrios da alma humana.

Um dos melhores livros que já li. Por um bom tempo, não o consegui tirar da cabeça - os devaneios malucos de David me assombraram por um bom tempo, assim como seu amor pirado e maluco por Anabelle e a certeza de que se casará com ela, embora ela já seja casada e obviamente não ligue nada, nada para ele.

A história começa com uma perambulação noturna do personagem. David Kelsey é um cientista muito bom no que faz, que mora em uma pensão e tem poucos amigos - apenas um, Wes Carmichael, um cafajeste de bom coração preso em um casamento que não está dando nada certo.

"Este doce mal" brinca com medo, insônia, maldade, amor e psicose. A narração, apesar de focada em David, priorizando seus sentimentos e suas certezas, mostra como ele está errado - até em acreditar que Anabelle o ama - de modo sutil e perturbador. Vai mostrando a doença de David sem tirar o foco dele, e vai trabalhando os personagens individualmente e também em sua relação com o cientista. É simplesmente incrível.

O que mais me atordoou, foi que Dave tinha um tipo bem parecido com o meu. Gentil, educado, fala baixinho, se esforça para que as pessoas gostem dele. E acabou completamente maluco por causa de um amor doentio como esse. Há uma cena (spoilers!) em que David vai para a casa de Anabelle, e lhe pede em casamento para seu marido, Gerard. É insano. Claro que ele vai sendo odiado por Gerard, até porque continua mandando cartas para Ana insistindo que ela o encontre em algum lugar, ou que admita que o ama.

O personagem com o qual mais me identifiquei foi Effie Brennan. Ela é amiga de Wes e completamente apaixonada por David. Tudo o que ela quer é sua atenção, seu amor. Effie acoberta as loucuras e confabulações de David, diz para Anabelle que ele é um ótimo homem, faz de tudo para que ele fique bem no final. Seu fim é trágico, e foi isso que me fez deixar de ter pena de Kelsey. Ele estava doente, mas  não ligar para a menina que o ama, tendo apenas olhos para uma que o odeia agora mais do que nunca, foi demais. Tudo o que ele fez para Effie foi demais.

O fim do livro é completamente maluco e inusitado! Incrível, simplesmente arrebatador. Termina do jeito que deveria terminar. Patricia é realmente uma autora de romances policiais peculiar e maravilhosa. "Este doce mal" se tornou um dos meus livros favoritos.

Simplesmente apaixonante! *-*

 Nota: ★★★★★
 Páginas: 320
 Editora: Benvirá


Ooi.  Olha, sei que aqui não está atualizado - aliás, ando falando muito pouco com a Carol, porque a gente mal se encontra no msn ): Por um tempo eu tinha parado de fazer resenhas, sei lá, não estava achando mais graça ou algo do tipo. Mas foi me dando vontade de novo, então logo voltamos com resenhas, textos e - quem sabe - promoções! *-*

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário