28 de agosto de 2011

O Paciente Inglês (1996)


Eu falei tanto desse filme no meu outro blog, que resolvi escrever uma resenha. Sabe, para canalizar todo o meu amor por ele e tudo o mais, porque é meu filme favorito de todos os tempos. Daqueles que eu começo a chorar nos primeiros dez minutos e fico assim até o fim, quase me matando em uma cena específica da qual não falarei aqui porque, bom, spoilers não são legais. Isso é, se alguém ler, coisa que eu meio que duvido...

Pense Ralph Fiennes (ele é o Voldemort e o meu Heathcliff perfeito, como eu já mencionei aqui). Pensou? Pense ele quinze anos mais novo e quinze vezes mais sexy. Sim, eu amo esse cara.

"O Paciente Inglês" conta a história do Conde Laszlo de Almásy (conhecido somente como Almásy), um pesquisador e aviador húngaro que mora no deserto do Saara para, junto com outros empregados da Royal Geographical Society, mapeá-lo. Para ajudá-los com a expedição, chega Geoffrey Clinton, também aviador, junto com sua mulher, Katharine. Desde o primeiro momento, o que Almásy sente por Katharine não é normal, e ela também sente o mesmo.

O cenário é simplesmente lindo. O deserto dá um ar melancólico para tudo - os personagens, as paixões. E também é cheio de danças. Almásy está sempre escrevendo e colocando os escritos em seu livro. Escrevendo sobre uma mulher chamada K., por quem ele é completamente apaixonado, mas que nunca poderá ter. Em um acidente inesperado no deserto, adivinhem quem lê o caderno, e logo percebe quem é a mulher?

Claro que Katharine não consegue resistir à Almásy. Eu não a culpo. Ele tem aquele charme misterioso, é todo bonito, inteligente, e não parece um bobão como Geoffrey, a quem ela nunca amou verdadeiramente. Katharine e Almásy começam a ter um caso.

"Traições durante a guerra são infantis comparadas à nossas traições durante a paz. Novos amantes são nervosos e doces, mas esmagam tudo, pois o coração é um órgão de fogo." (Tradução literal, ok?)
O amor deles está fadado ao fracasso e ao sofrimento, todos sabemos disso enquanto vemos o filme. Talvez por isso que eu me mate de chorar nele inteiro. Até porque o filme é dividido em duas partes: a história que contei até agora são as lembranças de Almásy, que, quatro anos depois, está completamente queimado e prestes a morrer. Entregue aos cuidados da doce enfermeira Hannah, Almásy não lembra de seu próprio nome e tem apenas uma posse: o livro onde colocava os escritos sobre Katharine.

Aos poucos, ele vai lembrando-se de sua vida, principalmente com a chegada de um estranho, chamado Caravaggio, que o conheceu naquela época e tem dele ódio. O que sempre me deixa irritada, porque ele é completamente awn. Enfim, "O Paciente Inglês" conta a história de dois grandes amores. Um envolvendo o proibido e extremamente triste caso de Katharine e Almásy, e outro a enfermeira Hannah.

Quando eu digo que esse é o filme mais perfeito do mundo, é totalmente verdade. O fim sempre me mata de tão triste, mas é lindo demais. E a trila sonora simplesmente mata de tão incrível. Cheek to Cheek e Szerelem Szerelem viraram meu vício. Só uma coisa me deixa muito brava: COMO ASSIM O RALPH FIENNES NÃO GANHOU O OSCAR? Ele foi indicado, o que já é demais, mas como diabos ele não ganhou com essa atuação perfeita?

Enfim, assistam, zero pessoas lendo isso! (;

 Nota: ★★★★★
 Atores: Ralph Fiennes, Kristin Scott Thomas e Juliette Binoche.
 Duração: 162 minutos

(Ao invés de colocar o trailer, resolvi colocar minha cena favorita. Só vou avisar que a Kristin, que faz a Katharine, está sim meio nua aqui. Ér. Mas isso não torna a cena menos linda, entãão!)

2 comentários:

Vicky disse...

Já foi pra lista! ;)

Anônimo disse...

Também acho esse filme perfeito, adorei sua opinião sobre ele!

Postar um comentário